Bons tempos em que em toda turma encontrávamos uma espécie de líder, que reunia as pessoas, que incentivava as pessoas, que ajudava as pessoas.Não digo um líder de mão-de-ferro, que manda em todos e se vangloriosa, e sim de um líder que torna os outros também líderes.Citei as "turmas", porque não é todo mundo que trabalha, para ter um chefe (que nem sempre é um líder), e também porque as turmas estão presentes em todos os momentos.
Voltando ao líder; essas pessoas existem, mas são como agulhas em um caminhão de palheiros: praticamente impossíveis de achar.Elas nem sabem que são líderes, e fazem com o intuito de apenas ajudar.Não são "voluntários da turma" (ate porque eles têm os seus desejos, segredos e defeitos), mas criam vínculos capazes de fazer uma turma inteira superar medos e dificuldades, tanto individuais, quanto grupais.
Esse líder não tem requisitos para se tornar um, mas seguem certa generalidade:
1.Não sabe que é um líder...apenas faz o que dá na cabeça.
2.Pensa nos amigos, inimigos e colegas, como se fossem um tipo de pessoa: aquela que pode ser ajudada ou lhe ajudar
3.Incentiva os outros independente da dificuldade.Não se importa com quanto tempo vai fazer isso
4.Leva isso tudo como hobbie ou boa ação, por isso é com o que menos se importa.
5.Não precisa ser o mais inteligente, o mais descolado, o mais tímido, o mais triste, o mais nada.Deve só fazer as atitudes que ele achar bom para todos.
Não sei se sou um líder, nem sei se você é, mas quando você perceber que é um (particularidade sua), você não vai mudar nem virar a pessoa adorada por todos. Lembre-se: o líder que todos precisam ser é aquele que consegue transformar todos e a si mesmo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário